Escola Infantil
DOCEMEL

sexta-feira, 3 de junho de 2011

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

É comemorado no dia 5 de junho em todos os países o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Este dia, é dedicado à discussões, eventos, seminário e palestras sobre assuntos relacionados aos efeitos da atuação do homem sobre o meio ambiente, como poluição do ar, do solo e da água, desmatamento, destruição da camada de ozônio, dentre outros.

Seguem algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:

Água

* Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
* Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
* Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia

* Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
* Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
* Ar condicionado - utilize com moderação!
* Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
* Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo

* Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.

Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Transportes

As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.

* A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto? Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!

Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!

(Texto retirado do site Smartkids).

Preservar também é coisa de criança

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.

Cristiane Marangon, de Currais Novos, RN

Projeto meio ambiente

Justificativa: Visando explorar o meio ambiente e a preservação da natureza, a valorização da água, a divisão do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e os animais de todas as espécies. Porque vivemos em um mundo em que é preciso "cuidar" do meio ambiente. Precisamos plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.
Objetivo geral: Este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente.
Objetivos específicos:

-explorar o meio ambiente;

-incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;

-desenvolver a percepção visual, auditiva e motora;

-explorara a imaginação e a criatividade;

-aprimorar a motricidade ampla e fina e ampla;

-proporcionar novos conhecimentos e vivências.

Metodologia:

-pinturas;

-atividades com sucatas;

-recorte e colagem;

-hora do conto;

-confecção de máscaras

-oficina de criação;

-ornamentação de lixeiras;

-passeio pela escola;

-teatro de professores sobre o tema.

Atividade de culminância (encerramento); Teatro de professores sobre o tema e mostra dos trabalhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário